Núcleo de Arte Impressa / Instituto de Artes - UFRGS
AMANDA CHARÃO, ANA PAULA POLLOCK, ÁRIO GONÇALVES, ARNALDO DRUMMOND, BRUNO TAMBORENO, CAROLINE VEILSON, JORGE RICO, JULIA MOREIRA, MARIA GALANT E SARA WINCKELMANN. HELENA KANAAN (ORG.) 
ABERTURA 15/08/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 14/09/2018. SALA ANEXA DO IAB 
O Núcleo de Arte Impressa é um grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Artes da UFRGS. A proposta é investigar através da prática reflexiva diferentes modos de gravar e de imprimir imagens. Transferências que possibilitam e problematizam o múltiplo buscando diferenças. O grupo, através da extensão, recebe artistas, professores e críticos organizando cursos, palestras e workshops abertos à comunidade. Litografia, silckscreen, monotipia, frotagem, carimbo, xilogravura, litowaterless e photolitografia nos levam a uma compreensão da história e da contemporaneidade da arte impressa. Helena Kanaan - coordenadora do NAI.



ALICE – Um diálogo Gráfico
ALICE TILL, FERNANDO PICCOLI E GUS BOZZETTI
ABERTURA 15/08/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 14/09/2018. SALA DO ARCO DO IAB 
Em tempos em que a tolerância e a empatia parecem valer pouco, o diálogo é a única maneira de reverter esse processo. É a partir daí que se desenrola o trabalho de Alice Till, Fernando Piccoli e Gus Bozzetti. Construído aos poucos, em que cada um dos envolvidos tinha uma história a contar e um caminho a ser desvendado em conjunto. Nas fotos em preto e branco, feitas em câmera analógica, Fernando nos apresenta suas inquietações e desejos. Pela lente, ele conta essas histórias para Alice, que responde em poses, gestos e desafios. Nas fotos impressas os dois convidam Gus a se juntar à conversa. Ele entra cheio de argumentos em forma de cores, riscos e palavras. A partir daí o que se deu foi um bate-papo. Uma troca de idéias visual. Um diálogo gráfico. A cada traço ou pincelada, a foto respondia. Gus sabia o que Fernando e Alice estavam dizendo e retrucava com um punhado de dourado ou concordava com palavras que apareciam em negro ou vermelho. O que se percebe nesse trabalho é que existe uma grande vontade de fazer junto, de criar a várias mãos, de entender os limites do outro e conhecer os seus próprios. Uma capacidade de acreditar no outro e dar espaço para suas histórias. Quando olhamos para o conjunto da obra, estão ali os seus heróis e seus vilões, seus caminhos e seus desvios, seus amores e seus medos. Estão ali, Gus, Alice e Fernando. Às vezes conversando, às vezes discutindo. Mas estão ali, contando suas histórias. 




Cartas para o futuro
ANAURELINO BARROS NETO 
ABERTURA 15/08/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 14/09/2018. SALA NEGRA DO IAB 
A exposição Cartas para o Futuro de Anaurelino Barros Neto na Galeria Espaço IAB apresenta-se como um desdobramento da exposição Anthropos, realizada pelo artista NA Galeria Duque, vizinha ao IAB, no ano de 2017. Seu trabalho procura instigar o visitante e interagir com “documentos deixados para as futuras civilizações”, caso a nossa deixe de existir. Nessa perspectiva, a série Anthropos busca fazer uma análise da origem do processo civilizatório do Homem, através de diversos trabalhos em técnica mista sobre papéis colados rasgados e telas, se utilizando de distintos materiais como tinta acrílica, folha de ouro e pastel.