ENTRE DOIS
Caroline Veilson 
ABERTURA 23/10/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 30/11/2018. SALA NEGRA DO IAB 
É no espaço entre dois que ocorre a transposição da imagem, uma conexão no espaço e tempo que revela o semelhante através do contato entre a matriz e o papel. Nessa série de gravuras, Caroline Veilson trabalha com objetos do seu convívio diário, a fim de ressignificá-los através da gravura. São os rastros, a memória do utensílio, que se fundem em um resultado estético e experimental. Ela apresento alguns resultados da sua pesquisa em gravura, envolvendo a técnica da litografia waterless, feita com matrizes reaproveitadas de placas offset, e também a manufatura do papel como suporte para as imagens.




QUAL ARTE É LIVRE?
Grupo Insubmissões: Adela Bálsamo Armando, Ana Rocha, Anderson Neves, Fátima Pinto, Leonardo Loureiro, Louise Soares, Lucca Curtolo, Luci Sgorla, Paula Ruszkowski, Roberta Agostini, Sandro Belloríni, Soraya Girotto, Taila Idzi.
ABERTURA 23/10/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 30/11/2018. SALA ANEXA DO IAB 
Insubmissões realiza mais uma exposição coletiva. Dessa vez será como uma metamorfose, colocando que toda pergunta merece resposta. Com pluralidade de informações oriundas de uma urna colocada no mesmo espaço do IAB em 2017, o grupo se expressa novamente, como se raízes surgissem brotando da parede ao encontro de todos, abraçando-os, respeitando cada um, envolvendo-os com a aura que só a arte promove. A arte é livre quando? Quando ganha um sim ou não? Quando transcende? Quando é óbvia? Quando causa polêmica ou é indiferente? Quando transforma? A urna tem a resposta exata ou é apenas uma orientação para onde devemos ir? O Insubmissões tem por característica trabalhar com encontros, possibilidades, investigações, potências, tensões, identidades, diálogos, rupturas, relações, curiosidades e liberdade. Esse grupo é livre? Tudo provém de uma urna? Insubmissões responderá. 

(Imagem: obra de Luci Sgorla)




SÓLIDO
Antonio Mainieri
(Curadoria Caroline Hädrich)
ABERTURA 23/10/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 30/11/2018. SALA DO ARCO DO IAB 
O resultado do processo de verticalização do centro da capital gaúcha se mostra visível em seus espaços com características residuais, de uso indefinido. Jogos de fachadas compostas por grandes paredes cegas e antigas construções, que aguardam arranha-céus vizinhos que nunca foram e talvez nunca serão construídos, restam como duros planos chapados, carregados de manchas do tempo. Através de imagens que podem ser identificadas como “anti-postais”, Antonio Mainieri desvenda o reverso invisível do cotidiano das cidades quase secretas contidas nas entranhas do bairro.





CORPO VAZADO
Ricardo Aguiar 
ABERTURA 23/10/2018, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 30/11/2018. PÁTIO DO IAB 
O trabalho do escultor Ricardo Aguiar em exposição no Solar do IAB demonstra a busca do artista em aprofundar-se nas possibilidades que a pedra permite, através da sua percepção como ser sensível. Aguiar reforça que a expressão artística depende de uma sinceridade profunda, e ao interferir na estrutura busca o lado de fora que pode existir internamente.