PROJETANDO ARTE  MOSTRA COLETIVA - LEI 10036
salas do arco e multiuso  
A exposição coletiva Projetando a Obra de Arte objetiva fortalecer as relações entre a arquitetura, o urbanismo e as artes visuais, com uma mostra de artistas convidados propondo o debate sobre a Lei 10.036, que trata da instalação de Obras de Arte em edificações novas em Porto Alegre, com área adensável superior a 2000m2.  Participantes: Arminda Lopes, Gutê, Leandro Michels, Daliana Mirapalhete, Ena Lautert, Mario Taddeu.  Obra da imagem: Arminda Lopes. Foto: Marcelo Moreira.




______________________________________________________



ENTREGUEI A VOCÊ MEUS
MAIS SINCEROS DESEJOS,
AMBIÇÕES E MEDOS LUCIANO MONTANHA
 

 fachada do solar 

Luciano Montanha apresenta o trabalho de intervenção na fachada do Solar Conde de Porto AlegreEntreguei a você meus mais sinceros desejos, ambições e medos. Trata-se de um cartaz de 18x2m que o artista criou em um cruzamento entre as atividades de artista e de educador que exerce. O trabalho surgiu do contato com a obra “Não-História”, da artista Voluspa Jarpa, presente na mostra Geopoéticas da 8ª Bienal do Mercosul, e da oportunidade de realizar uma oficina de intervenção urbana que considerasse situações específicas na Casa M. O trabalho de Voluspa reúne documentos das ditaduras militares latino-americanas divulgados pelo governo dos Estados Unidos. Observando as imagens contidas no trabalho, Luciano criou um cartaz apropriando-se e ressignificando as imagens da artista e propondo uma relação com o contexto local. O trabalho evoca a memória dos episódios traumáticos da ditatura militar brasileira e dos mecanismos de vigilância e controle praticados contra a população civil, ainda afastadas da historiografia do país e do imaginário das novas gerações. A intervenção agrega a informação, desconhecida por muitos porto-alegrenses, de que o Solar Conde de Porto Alegre  serviu de cárcere para presos políticos da ditadura militar brasileira nos anos 70. A intervenção cria assim uma relação de especificidade entre o tema e o local de veiculação do trabalho e trás o assunto para a reflexão dos transeuntes da esquina das Ruas Richuelo e General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre.


______________________________________________________



EXPOSIÇÕES 2011
______________________________________________________ 


CIDADE NANQUIM SANTIAGO E ALEMÃO GUAZELLI 

sala negra


O cartunista Santiago apresentou, no dia da posse da nova diretoria do IAB - GESTÃO CIDADE E CULTURA, os trabalhos “Arquitetura e Urbanismo e Cidade Nanquim. Este último desenvolvido em parceria com o artista paulista Alemão Guazelli, no ano de 1999. A obra retrata boa parte do cotidiano do Centro Histórico da capital, evidenciando situações corriqueiras vivenciadas na Borges de Medeiros, entre a Esquina Democrática e o Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre. Observando as imagens contidas nos desenhos, se vê cenas inusitadas do dia-a-dia daqueles tradicionais personagens que circulam pelas ruas do Centro, dando vida àquele lugar que é palco de tantas trocas entre os habitantes da cidade.










______________________________________________________



VARAL DAS ARTES 2011 CHICO LISBOA
sala negra e sala um 







































______________________________________________________



NARRATIVAS SERIGRÁFICAS PROJETO CIRCULAR 
sala do arco     
O Projeto Circular apresenta a exposição “Narrativas Serigráficas”, na Sala Negra da Galeria Espaço IAB, com a produção recente dos participantes do coletivo e artistas convidados, reunindo as pesquisas na serigrafia e seus contatos e aproximações com os processos da gravura em metal e do stencil, assim como as áreas do desenho, da pintura e da escultura. 

Sobre o Projeto Circular:
O Projeto Circular iniciou suas atividades em 2008, como um projeto de ação coletiva em arte da disciplina de GRAVURA II - SERIGRAFIA do Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale. No ano de 2010, ampliou suas ações também como um Projeto de Ensino desta disciplina. Tendo como ponto de partida o material serigráfico, atua como um espaço de questionamento das técnicas e suportes tradicionais da gravura, participando de exposições coletivas e convocatórias de arte no Brasil e em diversos países, como: Itália, Espanha, Inglaterra e Grécia, nas categorias do livro de artista, do álbum de gravura, da arte postal - Mail Art, de adesivos - Sticker Art e lambes. Nestes quatro anos de atuação, participou da 2ª e 3ª Bienais B Porto Alegre, em 2009 e 2010, respectivamente. Participou, também, da Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão da Universidade Feevale, recebendo, em 2011, prêmio como Destaque da área Cultura na modalidade Mostra de Extensão. Todos os trabalhos realizados para estas exposições de arte são produzidos no Atelier 1A, 1B e Atelier 2 do Campus I, durante o período de aula e em horários acordados com a coordenação do curso dentro do Projeto de Ensino, reunindo alunos, ex-alunos, professores e artistas colaboradores dos Cursos de Artes.