______________________________________________________


TRÂNSITO ACERGS
sala negra    


A exposição Trânsito: Confluências do Grupo de Estudos, que abrirá dia 06 de agosto de 2011, sábado, às 11h, na Sala Negra da Galeria espaço IAB, surge das discussões de dois anos de trabalho do Grupo de Estudos da Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Sul. Desde março de 2010, um grupo de artistas associados da ACERGS se encontra no Auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli com o objetivo de enriquecer análises, estimular projetos e valorizar a produção cerâmica contemporânea de nosso Estado. Nesta exposição, a Associação dos Ceramistas do RS apresenta obras orientadas e selecionadas de artistas participantes dos encontros do Grupo. Participam Tereza Mello, Soraya Girotto, Silvia Argemi, Rosana Bortolin, Nadmea Carvalho, Meris Slomp, Maritê Englert, Mara Weinreb, Lara Espinosa, Emília Gontow, Eda da Cunha Pinto, Cinthia Sfoggia e Alexandra Eckert.

Alexandra Eckert e Emília Gontow - ACERGS
______________________________________________________



FRAGMENTOS URBANOS ROBERTO PUJOL
sala um

O intenso aumento da produção intelectual, o grande aumento e crescimento do número de informações na sociedade contemporânea despertam a necessidade da elaboração de sistemas que sejam capazes de gerenciar grandes acúmulos de informação. As novas tecnologias e a globalização provocam uma grande explosão informacional. Captar imagens com o celular, fotografar, guardar na retina o instante, perceber a estética do cotidiano, uma necessidade imprescindível de interferir, arquitetar, desenhar cidades possíveis. No momento, o acesso as imagens que Roberto Pujol  propõe exigem um olhar atento para poder identificar com sensibilidade diferenciada as heterogeneidades internas das cidades, dos lugares, da natureza, dos objetos. Uma experiência sobre um mundo de sobreposições em que idéias e atos têm fragmentos de encontros no tempo e no espaço. Escolhas multivariadas, pôr do sol, luz, territórios expandidos. Relações possíveis: Porto Alegre dentro de Agbar, um avestruz no Museu Iberê, uma borboleta em Nova Iorque, redesenhar a Rua Santo Ignacio... Um arquivo de imagem que é originado por câmeras fotográficas digitais não é um arquivo de imagem na acepção da palavra. Assim temos um repertório de palavras entrecruzadas nas imagens, um glossário cheio de interesses e desejos. As imagens são uma ode a beleza, acumulações de fragmentos de vida e sentimentos, de viagens, deslocamentos, transferências, nostalgias... Esta exposição é sobre uma arte urgente e sobre usar criticamente e oportunamente todas as possibilidades que as tecnologias oferecem para arquitetar espaços, ampliar o trânsito e a mobilidade, sonhar e desenhar...              
Margarita Kremer





A exposição de infogravuras impressas em telas de diversos tamanhos oferecem escolhas multivariadas de imagens digitais editadas e compostas para nos propor novos olhares sobre Porto Alegre e outras cidades. Uma experiência sobre um mundo de sobreposições em que idéias e atos têm fragmentos de encontros no tempo e no espaço.
Roberto Pujol