Nascentes
VERÔNICA VAZ
Curadoria de Lucas Vilela Souza
ABERTURA 31/10/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 29/11/2019. SALA DO ARCO DO IAB 
Desde os anos 70, artistas têm provocado novas compreensões acerca das questões ambientais. A grande urbanização e a ameaçadora perda de contato com a natureza, bem como questionar: onde é estar ao ar livre? É uma dialética entre o hedonismo e a sustentabilidade, e é isso que Verônica Vaz propõe ao cobrir com grama o chão da sala expositiva na instalação Nascentes. Queremos estar dentro? Queremos estar fora? 




Ruína
BRUNO ÉDER
Curadoria de Chico Soll
ABERTURA 31/10/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 29/11/2019. SALA ANEXA DO IAB 
Partindo da deriva, Bruno Éder coleta do urbano os processos de mudança de sua paisagem. Nesse exercício, o artista descobre não-lugares que ganham este título pelo antagonismo de uma cidade projetada a afastar e inibir as pessoas. A hostilidade dessas ações funcionam, então, como um gatilho para a produção do artista, que explora na pintura e na escultura as camadas escondidas pelo concreto cinza e suas lanças afiadas.




Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo 
ANDRÉ ANTUNES E ZÉ MARCOS GUIMARÃES
ABERTURA 31/10/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 29/11/2019. SALA NEGRA DO IAB 
O projeto "Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo", idealizado pelo fotógrafo André Antunes e pelo artista gráfico Zé Marcos Guimarães, pretende revelar as capelas e ermidas construídas pela colonização italiana, parte importante da identidade do Rio Grande do Sul. O registro nas fotografias contribui com a arte e a memória regional brasileira. Resgatar a história de um povo e mantê-la presente para as próximas gerações é uma fundamental tarefa antropológica para a sociedade, e tem, na fotografia, uma ajuda bastante eficaz. O projeto pretende oferecer um novo olhar interpretativo sobre a cultura italiana da serra gaúcha, almejando contribuir com um passo a mais na trajetória dos artistas envolvidos no projeto.




Universo 
RICARDO CARDOSO
ABERTURA 31/10/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 29/11/2019. ÁREAS EXTERNAS DO IAB 
“O ponto de partida do antigo pensamento geométrico não é uma rede de definições ou abstrações intelectuais, mas uma meditação sobre unidade metafísica, seguida de uma tentativa por simbolizar visualmente e contemplar a ordem pura e formal que surge desta incompreensível unicidade". Este parágrafo, retirado do livro Geometria Sagrada, de Robert Lawlor, é parte de estudos que inspiram o artista. Ao encontrar a motivação para criar e compor sua obra com a materialidade do aço e a relação entre figura e forma, o processo criativo de Ricardo Cardoso sugere inúmeras possibilidades de leitura.