25° PEQUENO BRONZE DA AEERGS
Homenagem a Xico Stockinger
ASSOCIAÇÃO DOS ESCULTORES DO RS - AEERGS
Artistas: Adriana Giora, André Venzon, Angela Pettini, Antonio Caringi, Antônio Sobral, Arminda Lopes, Bruno Segalla, Che Kalika Gomes, Cláudia Stern, Débora Irion, Eloísa Tregnago, Guma, Hélio Fróes, Hidalgo Adams, Jorge Schroder, Lecy Fischer, Marcos Strey, Marília Fayh, Mario Cladera, Neca Lahm, Patrícia Langlois, Rejane Wagner, Sônia Seibel, Ubiratan Fernandes, Valeska Lajus, Vasco Prado e Xico Stockinger (homenageado). 
ABERTURA 8/8/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 9/9/2019. SALA ANEXA DO IAB 
O Pequeno Bronze chega em sua 25° edição! É uma exposição de escultura que teve suas primeiras realizações na Divisão de Cultura da Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Alegre no inicio dos anos 80. Após algumas edições, a AEERGS passou a realizar o projeto em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Nessa edição conta com a participação de 27 artistas, apresentando um mosaico diversificado da produção escultórica do Estado, com obras em pequenos formatos, tendo o bronze como material definidor, podendo, no entanto, ser concebido junto a outros materiais. O conceito questiona o suporte e o próprio material, criando assim uma rica prospecção de possibilidades no desafio proposto. Algumas obras compõem o núcleo histórico, como Antonio Caringi, Vasco Prado, Gomercindo Pacheco da Silva (Guma) Bruno Segalla e Francisco Stockinger, este último, homenageado no centenário de seu nascimento. A produção de pequenos bronzes,  muito difundida entre os séculos XVII e XIX em toda a Europa, agregava a joalheria, a decoração e o design de objetos. A partir do inicio do século XX os artistas modernistas continuaram produzindo nessa escala, porém dando um valor independente como obra autoral, chegando à contemporaneidade como um processo vivo e em constante evolução. A 25° edição do Pequeno Bronze da AEERGS faz parte de um conjunto de eventos que este ano estão sendo realizados em homenagem ao centenário do nascimento do escultor Francisco Stockinger, através de parceria da Associação dos Escultores do RS – AEERGS com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – SMC/PMPA e a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC/RS, através do Instituto de Artes Visuais – IEAVi. 



BRINCAR É COISA SÉRIA
CLÁU PARANHOS E LEANDRO SELISTER
ABERTURA 8/8/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 9/9/2019. SALA DO ARCO DO IAB 
Partindo de poéticas semelhantes e ao mesmo tempo bastante distintas, os artistas Cláu Paranhos e Leandro Selister têm em comum a criação de bonecos. Sejam eles costurados de forma desordenada, remetendo à ancestralidade e sustentabilidade ou criados a partir de uma cultura contemporânea robótica pop, por imitarem seres (pessoas, animais, híbridos ou robôs). Bonecos são brinquedos emocionais, que convidam à introspecção, lugar onde exercitamos o próprio cuidado de si e do outro. Brincar é a primeira relação da criança com o mundo. O brincar aproxima e facilita contato e relações, à medida que desarma as pessoas e torna leve a abordagem de assuntos complexos. Estes dois artistas trazem, em suas poéticas, o lúdico e o brincar pelo viés da arte e, especialmente para a Galeria Espaço do IAB, dialogam entre si com as diferenças e semelhanças, produzindo uma ambientação com resultado estético singular e curioso que convida o público a imergir num universo lúdico, refletir e reinventar a própria subjetividade nesta complexa e (por que não?) divertida experiência da existência. Para a abertura da exposição, a dupla convidará o público a comparecer vestido à fantasia e, assim, participar de uma situação artística única e inusitada, certamente inesquecível, como a arte deve ser.




TERRAGRITA
PAULO CORRÊA
ABERTURA 8/8/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 9/9/2019. CIRCULAÇÃO DO IAB 
Traços, rastros afros e cortes profundos na carne do papelão buscam a dor da terra que grita nas encostas, nos rios e nos campos. O percurso do homem sob o planeta terra deixa marcas visíveis de animal poluidor sem limites. A exposição TERRAGRITA de Paulo Corrêa convida o observador para dialogar com o caos planetário nas figuras humanas destroçadas e engolidas pelo fazer contemporâneo, mas que resistem com a força das figuras de referência afro-brasileira para sobreviver. (Lisete Bertotto, inverno 2019).




CARTAS PATRIMONIAIS
RENATA GALBINSKIH
ABERTURA 8/8/2019, às 19:00   VISITAÇÃO ATÉ 9/9/2019. SALA NEGRA DO IAB 
A exposição Cartas Patrimoniais da artista Renata GalbinskiH propõe questões referentes a preservação, memória e valorização cultural através da arquitetura estampada nas fachadas de prédios históricos, mediante pintura e fotografia. As janelas, portas e fachadas dos prédios históricos são impressos em fotografia sobre canva, que posteriormente são colados nas pinturas em que a artista trabalha a imagem através de sobreposição de camadas de tinta veladas, como uma relação direta da sobreposição do tempo sobre nossa memória e a nossa identidade cultural. Também se sobrepõem planos em que a artista constrói e desconstrói a matéria, a imagem, a memória. São inseridas nestas pinturas uma letra e um número como referência às cartas patrimoniais, no qual dão nome às obras, e por vezes pedaços destas cartas são transcritas na tela em tinta dourada ou metálica, dando o real valor de sua importância, trazendo ao espectador elementos para instigar sua curiosidade e quiçá o interesse pelo patrimônio.