NA SALA NEGRA: 
PICTÓRICAS  KIN VIANA 
ABERTURA 18/12/2013, às 19h  VISITAÇÃO 19/12 a 24/01/2014, 14 às 20h.



iberê, Kin Viana


A exposição Pictóricas traz elementos da pintura e do abstrato para a fotografia, utilizando conceitos do pictorialismo: um movimento que iniciou logo depois da descoberta da Fotografia, agregando à obra composiçao, equilíbrio, contraste,  unidade, repouso e harmonia. Kin Viana começou a fotografar no inicio dos anos 90 inspirado pelo cinema fantástico, depois de trabalhar em um estúdio fotográfico. Também atuou em diversas áreas de expressao artisticas, como na produçao de teatro e na arquitetura. Os estudos que culminam nessa exposição individual iniciaram no ano de 2009, quando começou pesquisa das imagens pictóricas a estrutura do não foco, dialogando com esculturas publicas, com os figurativos, com o movimento e com a luz.






NA SALA DO ARCO: 
INTERDEPENÊNCIA  TRIDENTE 
ABERTURA 18/12/2013, às 19h  






































As relações entre indivíduos e causas são retratadas dentro do universo de Tridente que, para a sua quarta mostra individual projetou portais de passagem entre dimensões. O fluxo intenso entre os universos se dá pela busca comum às lâminas que destroem a um só toque as negatividades, busca motivadora das interdependências. Tridente segue os estudos iniciados há cinco anos com o reaproveitamento de resíduos urbanos que meticulosamente se amontoam dando origem à assemblagens e esculturas que destoam das formas originais dos descartes formando objetos hibridos pra lá de instigantes com sutis toques de provocação à existência contemporânea.






NA SALA ANEXA: 

AQUARELAS  JOAQUIM DA FONSECA 
ABERTURA 18/12/2013, às 19h  VISITAÇÃO 19/12 a 24/01/2014, 14 às 20h.
Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Nasceu em Alegrete, RS, em 1935. Graduou-se em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS (1960) e concluiu sua pós-graduação na Escola de Comunicação Visual (MFA – Mestrado) da Syracuse University, Estados Unidos, em 1983. Expressa-se principalmente por meio do desenho e da pintura (aquarela), tendo realizado várias exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões. É autor, co-autor e tradutor de mais de vinte livros, dentre os quais se destacam livros de viagem a capitais do mundo, parte deles escritos em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Professor adjunto aposentado do Departamento de Comunicação da UFRGS, atuou também como docente no Curso de Design do Centro Universitário UniRitter, de Porto Alegre. Desde o ano de 2009 reside em Brasília, dedicando-se na produção de aquarelas. Sua preferência especial é a paisagem. Nos últimos anos realizou diversas exposições e em abril de 2012, a convite da assessoria de cultura da Câmara dos Deputados, apresentou no Palácio do Congresso de Brasília uma exposição de 33 aquarelas tendo como motivo o aniversário da cidade. A mesma exposição teve continuidade no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto, de junho a setembro de 2012. Na galeria Espaço IAB, a sinalização dos lugares e monumentos da memória da cidade de Porto Alegre está identificada com ilustrações de Joaquim da Fonseca, mostrando como eram originalmente esses locais. As aquarelas da exposição resultaram de viagens recentes pelo Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.






NA CIRCULAÇÃO: 
+ GRAVETOS ARMADOS  ANTÔNIO AUGUSTO BUENO 
ABERTURA 18/12/2013, às 19h  VISITAÇÃO 19/12 a 24/01/2014, 14 às 20h.
Para essa intervenção Antônio Augusto construirá uma suposta nova porta de entrada repleta de gravetos em frente à entrada do antigo Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do IAB RS. Essa intervenção dá continuidade ao projeto “Gravetos Armados”.  Entre outras montagens desse projeto destacam-se: “Gravetos Armados” no MAC RS, Galeria Iberê Camargo, Museu Histórico de Santa Catarina, Paço Municipal de Porto Alegre, Entrada da Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mário Quintana... O projeto “Gravetos Armados” recebeu duas indicações na categoria escultura do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de 2012 e 2013.